A busca pela sustentabilidade num mundo cada vez mais urbanizado coloca as cidades e seu entorno como tema central das preocupações, mas também das soluções contemporâneas. Neste contexto, o I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (SINGEURB) é um evento promovido pelo GT Urbano da ANTAC, Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e representa uma oportunidade para que a comunidade de pesquisadores, profissionais e estudantes dos diversos temas relativos às questões urbanas possam aprofundar a troca de experiências e reflexões, além de apresentar e debater os avanços no conhecimento e nas potencialidades de atuação.
Serão três dias intensos, de 25 a 27 de outubro de 2017, em que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) terá o compromisso e o prazer de acolher esta comunidade para discutir assuntos relativos ao tema: “Cidades e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Serão abordados Gestão e Planejamento Urbano; Transportes e Mobilidade; Saneamento e Recursos Hídricos; Geotecnia e Geoprocessamento; Urbanismo e Habitação; e Tecnologias Aplicadas. A programação completa do I SINGEURB será divulgada em breve.
Adotando uma nova denominação, o SINGEURB configura-se como uma sequência do Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (SIMPGEU), evento que teve sua primeira edição realizada em 2006 na própria UFSCar. A duas edições sucessivas foram sediadas na Universidade Estadual de Maringá e, posteriormente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Passo Fundo, passando a incluir em suas duas últimas edições o Encontro Nacional de Tecnologia Urbana (ENURB). Após uma década do seu surgimento, o evento passa a adotar, em sua sexta edição, uma denominação que reflete melhor o alcance dos sucessivos encontros já realizados, que expandiram a proposta inicial de reunir os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Urbana existentes no Brasil.
As palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos técnicos e científicos, bem como as publicações geradas no I SINGEURB, sem dúvida alguma, trarão uma importante contribuição para as questões urbanas que afetam a sustentabilidade.